GAPAGFIS

GRUPO DE APOIO PEDAGÓGICO AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO 
DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA

GAPAGFIS

O GAPAG se constitui em um grupo de trabalho, com o propósito de prestar apoio pedagógico aos alunos de graduação dos diversos cursos da USP, que apresentem dificuldades de aprendizagem em Fisiologia, bem como àqueles que desejam ter um maior aprofundamento em temas específicos dessa área do conhecimento e de se envolver com o ensino da mesma. Ele é composto de alunos do nosso Programa de Pós-Graduação: área Fisiologia Humana, de alunos de Graduação que já cursaram a disciplina Fisiologia em quaisquer dos cursos aos quais ministramos disciplinas e de professores da Coordenadoria de Graduação do Departamento. O GAPAG pretende:

  1. Propiciar um maior embasamento teórico aos alunos de pós-graduação e graduação por meio de discussões de variados temas de Fisiologia, com as devidas articulações entre os blocos e outras áreas, permitindo aos alunos uma visão mais integrativa.
  2. Acompanhar os alunos de graduação que apresentem dificuldades de aprendizagem numa etapa em que eles ainda estejam cursando a disciplina, o que permitirá que eles se apropriem do conteúdo da mesma, se motivem e se envolvam com a construção do próprio conhecimento, bem como oferecer aos alunos de graduação que se interessam pelas nossas disciplinas a possibilidade de discutir os diferentes aspectos das mesmas em maior profundidade.
  3. Estimular os pós-graduandos a buscar diversas formas de abordagem dos problemas levantados, possibilitando a elaboração de atividades teórico-práticas com vistas a proporcionar um processo de ensino e aprendizagem mais ativo. Objetiva-se, assim, valorizar o ensino de graduação e dinamizar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores, alunos de pós-graduação e graduação.

Por meio do endereço eletrônico – gapagfis@icb.usp.br , presente no sítio eletrônico do Departamento de Fisiologia e Biofísica, os alunos de graduação, matriculados nas mais de 20 disciplinas de Fisiologia oferecidas aos diferentes cursos, poderão enviar suas demandas, as quais, num primeiro momento, serão trabalhadas no âmbito do grupo, para num segundo momento, serem discutidas com os alunos-alvo.
Durante esse processo os diferentes tópicos de Fisiologia serão discutidos, revisados e articulados entre si, buscando-se sua integração às demais áreas do conhecimento. Serão também discutidos textos de pedagogia, visando efetivar o seu papel no ensino superior e compreender, renovar e valorizar o seu lugar nas práticas de atuação docente.

Sejam bem-vindos!

Coordenadoria de Graduação