IX Curso de Inverno – 2013

Fisiologia: do Cotidiano ao Extremo 
De 15 a 19 de Julho de 2013

Introdução

Sobre o Curso

Todos os dias você acorda, se alimenta, vai trabalhar ou estudar e dorme. Pode ser que você tenha o hábito de fazer exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável ou, alternativamente, pode ser que você leve uma vida sedentária e não tenha uma alimentação saudável.

Quando chegam as férias ou o final de semana, você resolve passear um pouco. Pode ir para a praia, para uma região serrana, ou, para aqueles que gostam de esportes mais radicais, mergulho ou escalada.

Durante toda a nossa vida, essas tarefas são realizadas de maneira muito natural, e nós não paramos para pensar na quantidade de ajustes que o nosso corpo precisa fazer para que essas atividades sejam realizadas de maneira eficiente.

O que acontece com nosso organismo quando nos alimentamos? Quando corremos? Quando estamos naqueles dias bem quentes? Ou frios? Como o nosso corpo se adapta quando viajamos para um lugar de altitudes elevadas?

Essas são algumas das questões que o Curso de Inverno “Fisiologia: do cotidiano ao extremo” do ICB-USP irá responder neste ano. O Curso de Inverno é oferecido para professores durante suas férias em julho. Esta ideia surgiu em discussões entre os pós-graduandos deste Departamento e o Prof. Bayardo Baptista Torres (idealizador de um curso semelhante oferecido no Instituto de Química), considerando a necessidade de atualização desses profissionais em temas fisiológicos relevantes.

Esta já é a 9ª versão do curso, que vem sendo avaliado positivamente tanto pelos organizadores e colaboradores quanto por seus participantes. Este fato nos incentivou a continuar oferecendo o curso, aproveitando as experiências e críticas recebidas nas versões anteriores para aprimorá-lo cada vez mais. Desde 2009, o curso é oferecido não somente aos professores de Biologia, mas também aos de Educação Física.

Este ano o tema escolhido aborda as respostas do organismo frente a diferentes situações do cotidiano e às atividades de esforço extremo. Acreditamos que este tema responderá diversas questões feitas por alunos em sala de aula tornando-se assim muito interessante para o público alvo do curso.

Público-alvo: Professores de Biologia e Educação Física do Ensino Médio e Fundamental, Público e Particular do município e Estado de São Paulo

Objetivos

– Possibilitar aos professores o contato com temas atuais abordados do ponto de vista fisiológico. Nesta edição, o tema será Fisiologia: do cotidiano ao extremo.

– Promover o contato desses professores com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento, conhecendo as mais modernas técnicas laboratoriais.

– Possibilitar a esses professores o contato com a instituição pública e o usufruto desta, de modo que isso influencie futuros desempenhos didáticos.

– Complementar a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação e de iniciação científica do Departamento.

– Promover a integração entre pós-graduandos, alunos de iniciação científica e docentes do Departamento.

Estrutura Básica

Aulas teóricas

Serão ministradas aulas teóricas, em que temas da fisiologia humana serão discutidos de maneira integrada.

Aulas práticas

Serão ministradas aulas práticas que reforçarão a aprendizagem sobre os assuntos ministrados em aulas teóricas.

Visitas

Visitas aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica.

Discussão

Serão organizadas discussões com temas relacionados às situações cotidianas e extremas. Estas discussões serão utilizadas como forma de avaliação do curso, sendo que os alunos deverão entregar por escrito suas conclusões sobre as discussões.

Inscrições Encerradas

Selecionados

Lista de Selecionados:

Adriana Aparecida dos Santos
Aline Camila Mantovi
Aline Ruedas dos Santos
Ana Carolina Correa Tavares
Ariana Ferreira Carmona
Beatriz Medeiros Vicente
Bruno Rogério Ferro
Caroline Mieko Agata Moreira
Débora de Lima Farias
Diego Isique Carvalho
Eleandro Pedroso de Lima
Fagner Silva Barbosa de Abreu
Glaucimeire Aparecida de Moura
Israel Silva Alves
João Luís de Abreu Vieira
Leandro Silva Brito
Leandro Caetité Martins
Leonardo Souza Santana
Lucas Souza Santos
Maria Elvira Suenson
Rafaela Talita dos Santos Araujo Bispo
Shirlene Costa Junqueira
Sueli Aparecida Ramos da Silva Fonseca
Tatiane Mineo de Oliveira Rocha
Patrícia Cássia Pereira
Phelipe Machado Gouveia
Ronaldo Santos Santana
Thiago Paoli
Vinícius dos Santos Donato
Wanderson Alves Pereira
Período e Local

De 15 a 19 de Julho de 2013Atividades das 8:30h às 12h30 e das 14:00h às 18h00.LocalInstituto de Ciências Biomédicas IAv. Prof. Lineu Prestes, 1524 Cidade Universitária, Butantã

CEP 05508-000 – São Paulo – SP

Fone: (11) 3091 7976 – Fax: (11) 3091 7285

Mapa

Dúvidas e sugestões:

Leila Affini Email: laffini@icb.usp.br; cinverno@icb.usp.br

Organização

Coordenação Docente:

Profª. Drª. Andréa da Silva Torrão

Comissão Organizadora:

Fernanda Amadei Sais

Gabriela Virgínia Moreira

Documentação Científica:

Leila Affini Pós-Graduandos

Participantes:

Adriana Ruggeri

Ângelo Bernak de Oliveira

Carla Rocha dos Santos

Jáfia Lacerda Alves

Leila Buttler

João Victor Esteves

Maíra Valle

Mariana França

Natalia Ribeiro

Patrícia Gonçalves

Phablo Sávio Abreu Teixeira

Raul Henrique Oliveira Pinheiro

Designer Gráfico:

Paulo Mansur

Cronograma

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
08:30h– 10:15h Abertura e Apresentação do Cronograma/ Entrega de referências para as discussões em grupo Aula teórica:Controle alimentar Aula prática:Exercício físico Aula teórica:Sono Aula teórica:Quente e frio
10:15h– 10:30h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO
10:30h– 12:30h Aula teórica:Introdução à fisiologia Trabalho em grupo:Discussão das referências Trabalho em grupo:Metodologia de ensino Visitas aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica Discussão em grupo:Fisiologia dos extremos
12:30h– 14:00h ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO
14:00h– 15:45h Aula teórico-prática:Equilíbrio energético Aula teórica:Equiíbrio hidroeletrolítico Aula teórica:Estresse Aula teórica:Altos e baixos Aula Prática:Metodologia de ensino
15:45h– 16:00h INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO
16:00h– 18:00h Aula teórico-práticaEquilíbrio energético Aula teórica:Exercício físico Visita aos Laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica Discussão em grupo:Quando a fisiologia falha? Avaliação do Curso/Fórum